A família de normas ISO 56000 tem por objetivo ajudar as organizações a melhorar significativamente sua capacidade de sobreviver em nosso mundo incerto e em constante mudança. Estas normas permitem que as organizações se reinventem permanentemente.
Todas as organizações da atualidade, seja qual for sua natureza ou tamanho, precisam evoluir continuamente para sobreviver, e a série ISO 56000 as ajudará as organizações a realizarem isso de forma estruturada e eficaz.
Inovação é criar algo novo que agregue valor; podendo ser um produto, um serviço, um modelo de negócios ou uma organização, podendo o valor agregado ser financeiro, social ou ambiental.
A família ISO 56000 foi desenvolvida pelo comitê técnico ISO / TC 279, Gestão da inovação.
Os especialistas que criaram a ISO 56000 trabalharam em estreita colaboração com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para estabelecer um entendimento comum do conceito de inovação. As definições acordadas agora são usadas tanto nas normas ISO quanto no Manual de Oslo da OCDE-UE, que é o guia de referência internacional para coletar e usar dados sobre inovação. O Banco Mundial, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) também foram consultados sobre pontos técnicos de terminologia em vários estágios do desenvolvimento da norma.
A série ISO sobre gestão da inovação inclui os seguintes documentos já publicados:
ISO 56000: Gestão da inovação – Fundamentos e vocabulário
Esta norma fornece o vocabulário, os conceitos fundamentais e os princípios da gestão da inovação e é útil para organizações que desejam tornar suas atividades de gestão da inovação visíveis e confiáveis. A norma ISO 56000 foi elaborada para ajudar as organizações a usar a terminologia correta para a gestão da inovação e comunicar de forma consistente sobre seus processos, realizações e caminhos de aprendizagem.
ISO 56002: Gestão da inovação – Sistema de gestão da inovação – Diretrizes
ISO 56003: Gestão da inovação – Ferramentas e métodos para parceria para a inovação – Diretrizes
ISO / TR 56004: Avaliação da gestão da inovação – Diretrizes
Outras normas desta série se encontram em fase de desenvolvimento, incluindo:
ISO 56001: Gestão da inovação – Sistema de gestão da inovação – Requisitos
ISO 56005: Gestão da inovação – Ferramentas e métodos para gestão da propriedade intelectual – Diretrizes
ISO 56006: Gestão da inovação – Gestão da inteligência estratégica – Diretrizes
ISO 56007: gestão da inovação – Gestão de ideias
ISO 56008: Gestão da inovação – Ferramentas e métodos para medições de operação de inovação – Diretrizes
Fonte: Texto traduzido e adaptado de: https://www.iso.org/news/ref2481.html
De forma prática, a norma ISO 56002 sobre Sistema de Gestão da Inovação é a principal norma desta série de normas, sendo as demais normas acessórias ou anexos da norma ISO 56002.
Diferenças entre as normas ISO 56002 e ISO 56001
A norma ISO 56002, sendo uma norma de diretrizes, trata-se de um “guia de melhores práticas” para a implementação de um Sistema de Gestão da Inovação. E por ser uma norma de diretrizes, ela não pode ser objeto de certificação.
Embora a norma ISO 56001 ainda esteja em desenvolvimento, por se tratar de uma norma de requisitos, esta poderá quando da sua liberação ser objeto de certificação.
Outras informações relevantes
A norma ABNT NBR ISO 56002, assim como as demais normas ABNT NBR ISO desta familia que ainda estão em elaboração, são uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação da norma ISO 56002, podendo ser considerada a versão traduzida das normas ISO, com reconhecimento no território brasileiro.
Quando da publicação da norma ABNT NBR 56000, esta tende a cancelar a série de normas ABNT NBR 16500: Gestão de PD&I. Assim ao consultar uma norma, sempre se atente se a mesma ainda esta vigente e qual a seu status de revisão atual.