Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Norma é o documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
O objetivo de uma norma é fornecer uma referencia confiável para que as pessoas compartilhem as mesmas expectativas sobre um tema ou objeto. Isso ajuda a: facilitar o comércio fornecer uma estrutura para alcançar economias, eficiências e interoperabilidade de maneira a aumentar a proteção e a confiança do consumidor.
Normas são conhecimentos. Elas são ferramentas poderosas que podem ajudar a impulsionar a inovação e aumentar a produtividade. Elas podem tornar as organizações mais bem-sucedidas e o dia a dia das pessoas mais fácil, seguro e saudável.
Do ponto de vista de seu alcance geográfico, politico ou econômico, a normaliza pode ser caracterizada em níveis
- Internacional a exemplo da ISO – International Organization for Standardization
- Regional – exemplo EN – Normativas Europeias
- Nacional – exemplo ABNT – Normas Brasileiras
- Setorial/Associação – exemplo da ASTM, API
- Empresarial – exemplo normas internas de uma empresa.
No Brasil a ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).
As normas exercem um papel fundamental na comunicação, sendo uma referência formal para o relacionamento de uma empresa com outras empresas ou organizações (clientes, fornecedores, parceiros, órgãos reguladores, financiadores), com e entre seus colaboradores e com a sociedades.
ISO – International Organization for Standardization
A ISO é uma organização internacional não governamental independente, associada a 165 organismos de normalização nacionais. Por meio de seus membros, ela reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver Normas Internacionais voluntárias, baseadas em consenso e relevantes para o mercado que apóiam a inovação e fornecem soluções para os desafios globais.
A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.
Suas normas mais conhecidas são as da série ISO 9000, para gestão da qualidade, e as da série ISO 14000, para gestão do meio ambiente. As norma da série ISO 56000, para a gestão de sistemas da inovação, dada sua importância no contexto contemporâneo, tendem a se tornarem tão conhecidas quanto as normas ISO da serie 9000.
Outras informações relevantes
Ao consultar uma norma, sempre certifique-se que a mesma esta vigente e procure saber qual o último status de revisão em vigor.